Home Growns, elenco inchado e teto salarial

By Alcysio | julho 6, 2017

Nessas horas de janela de transferências aberta, sempre surgem uma série de dúvidas sobre a formação do elenco, suas regras e limites atuais. Vamos tentar esclarecer algumas dessas questões.

Vamos começar pelo conceito mais diferente e pouco usual para o torcedor brasileiro, o do Home Grown. Cada elenco da Premier League pode contar com apenas 25 jogadores, não incluidos aí os menores de 21 anos, que podem ser usados livremente, desde que formados nas categorias de base do futebol inglês.

Dentro desse elenco de 25, apenas 17 podem ser “estrangeiros”, ou seja, jogadores que foram formados em outros lugares, basicamente. Assim, 8 atletas precisam ter passado por alguma academia inglesa ou galesa para que o elenco possa ser preenchido por completo. Desses 8, quatro precisam ser formados na academia do próprio clube.

Trazendo para o exemplo do Arsenal fica fácil entender. Temos hoje no elenco Szczesny, Martínez, Bellerín, Holding, Chambers, Gibbs, Coquelin, Wilshere, Ox, Walcott, Welbeck, Jenkinson, Iwobi e Ramsey como Home growns. Em negrito, são os formados no clube.

Assim sendo e presumindo que o clube não trará ninguém com esse status, temos que manter oito desses, sendo que ao menos quatro dos negritados. Eu, particularmente, manteria Szczesny com um status de igual ao Cech mas com a garantia de todas as copas, emprestaria o Martínez e prepararia uma dupla titular e reserva home grown para a temporada que vem. Além disso, seguraria Coquelin, Ox, Ramsey, Bellerín, Welbeck, Holding e Chambers.

Para falar a verdade, eu venderia o Chambers aogra que provavelmente conseguiríamos uns 25mi+ nele e traria um reserva para o Bellerín que fosse inglês, deixaria o elenco mais equilibrado e a folha de inscrição certinha. Cumpre lembrar que ainda não precisamos inscrever o Iwobi no elenco de 25, já que ele completou 21 anos nesse maio passado.

Como deu para notar, o elenco está bem cheinho. Hoje temos 30 atletas no total e esse número tem que baixar para 24 ou 23. Se queremos realmente lutar pela liga, ainda faltam umas duas peças para complementar o meio de campo e o ataque.

Não vou falar de Alexis e Özil por um motivo simples, o clube só vende se sentir que precisa, porque querer, não quer. Mas quer se livrar de Gibbs, Jenkinson, Debuchy, Lucas, Campbell, Wilshere e Szczesny, e isso já basta para deixar os espaços que precisa para operar no mercado, sem nem afetar muito a estrutura primária do elenco.

O teto salarial é uma coisa mais complicada e, para ser sincero não sei se explicarei bem. Em linhas gerais, os clubes não podem usar o dinheiro de televisão para aumentar os salários dos jogadores, a grana tem que vir de outras fontes. Assim, a margem do Arsenal é de apenas £7mi e tirar os caros salários dos citados acima dos livros é importantíssimo. Eu foco mais nessa questão no vídeo.

  • Thierry Bergkamp

    Não queria que o Szczesny saísse. Por mim, que saia o Ospina. Walcott é outro que recebe um salário absurdo e o Arsenal parece não fazer tanta questão de vender, com certeza o pior custo benefício do Arsenal. EU, se fosse Wenger chegava para essa turma: Walcott, Gibbs, Wilshere, Jenkinson e Debuchy, e diria a eles “Arrumem outro clube, porque aqui vocês não jogarão mais, e se ficarem, serão rebaixado para os reservas (tipo o que Mourinho fez com Schweinsteiger)”, eu empurraria mesmo pra fora, deixa eles treinando até separado do elenco até o contrato terminar (se realmente tivessem vergonha na cara, sairiam). Mas Wenger parece que tem medo de ser duro com seus jogadores.

  • Eduardo Souza

    Alcysio
    Já li em alguns canais de que a emirates irá encerrar suas participações em patrocínios de camisa, e também já estamos entrando no ultimo ano de contrato com a puma.
    Você tem informações sobre esses temas?

  • será abordado no futuro!

 

 

 

Arsenal Brasil

127

sócios ativos

120 

 200

 
 

Neste momento a premiação
do bolão é:

1º lugar ganha: 1 passagem pra Londres, seguro viagem, 2 ingressos e Oyster card semanal
2º lugar ganha: 1 camisa home ou uma camisa away
3º lugar ganha: 1 ano de AB plano Prata
 

 

 

 

Ad 300x150

 

Ad 300x150

 

Ad 300x150

 

Ad 300x150